'Grand Theft Auto V' vem aí

sexta-feira, novembro 23, 2012 .guimchi


Grand Theft Auto V está chegando, a data de lançamento fica cada vez mais próxima. A Rockstar finalmente revelou que o game chegará aos consoles (sim, só para consoles por enquanto) no segundo trimestre de 2013, o jogo já está em pré-venda, e muitas coisas dos títulos anteriores estão de volta, e a melhor delas, na minha opinião, é que a cidade principal será Los Santos.

A Rockstar fica muito apreensiva sobre liberar afirmações, porque o jogo ainda está em desenvolvimento e nada nos garante que as coisas podem mudar até o finish da produção, algo que chama muita atenção nos trailers, são os gráficos, que fazem o GTA IV parecer desenvolvimento da nintendo. Quase o mesmo efeito da migração do San Andreas para o IV. Já que a Rockstar não divulga tantas novidades, vamos focar nas que temos, que são as melhorias, tanto na jogabilidade quanto nos gráficos. 

  

Se focarmos nos veículos, podemos perceber uma grande melhoria, os do último GTA já estavam num ótimo nível, se seguirem o que as fotos vem mostrando, vamos ter coisas na altura de Need for Speed. As melhorias nas sombras e nos reflexos, foram fundamentais para o avanço, notando que os models não mudaram tanto.

 

Uma comparação lado-a-lado do GTA IV com o GTA V está disponível neste vídeo:


De acordo com os detalhes divulgados começamos jogando com Abert DeSilva. O rapaz se trata de um coroa com 42 anos de idade, uma ex-mulher e dois filhos, ele é metade americano e metade porto-riquenho, entrando no mundo do crime com uma idade mais velha por causa de dinheiro. Também teremos um segundo personagem jogável, é aí que conhecemos Dougie Vejo, um jovem criminoso de Los Santos. 


Los Santos será a única grande cidade do jogo (AWYEAAAH), assim como no GTA San Andreas, vamos encontrar as velhas e pequenas cidades rurais, que na minha opinião é o must do jogo. Foi divulgado que GTA V contará com o maior mapa já criado pela Rockstar (um mapa maior que os de GTA IV, San Andreas e Red Dead Redemption juntos). De acordo com Houser, o grande foco no desenvolvimento desse mundo gigantesco é poder  oferecer mais recursos dentro dele. O mapa recria o sul da Califórnia, e o modo campanha foca no assalto de bancos, com três personagens que podem ser trocados em qualquer momento de jogo, no modo multiplayer.



Dan Houser ainda explica que, centrar a história em grandes assaltos é uma maneira de renovar o espírito de Grand Theft Auto, já que o "roubo" ficou meio esquecido desde GTA San Andreas. Além da história de um imigrante assassino de aluguel, foi possível seguir a história de um motoqueiro de uma gangue meio falida e de um guarda-costas psicopata (meio hipster) que é capaz de tudo para viver o melhor que a cidade poderia oferecer.



Grove Street, que é o bairro onde CJ morava, está presente neste GTA V, apesar de nenhum dos personagens do San Andreas aparecer. Mas existe a possibilidade de um ou dois personagens de GTA IV aparecerem neste título. Também está de volta a possibilidade de comprar propriedades, personalizar veículos, e a banda Lovefist, que agora se chama Jezzies, outra coisa voltou (e não podia faltar), são os mini-games, entre eles estão golf, tenis e surf.


Foi divulgado que o multiplayer suportará até 32 pessoas no Xbox e no PS3. Não informaram ainda quantos jogadores serão possíveis no PC. Assim como no Read Dead Redemption, os jogadores poderão formar gangues. A classificação das gangues não será por XP, mais sim por reputação/respeito. Ao invés de esconderijos, você vai poder fazer “trabalhos” como roubar lavanderias ou invadir uma base militar e roubar armas do governo. O líder de gangue tem muito controle sobre sua gangue, podendo dar patentes aos seus membros e dar objetivos específicos para esses membros. As gangues podem ter seu próprio território, mais isso só se aplica nas áreas dentro de Los Santos.


Os aviões serão pilotáveis, eles vão de aviões da segunda guerra mundial até jatos privados. Carros e armas sãos customizáveis, sendo possível usar silenciador nas armas, ou nitro nos carros. Os tiroteios ficaram mais realistas, quando o jogador atira dentro de um carro, dependendo da velocidade, vai ser bem complicado manter a mira por causa do tremor da câmera. As perseguições policiais não são mais só correr/fugir e dirigir. Dependendo do nível de procurado, a policia pode vir com escudos de contensão de multidões e/ou flash bangs, ao atingir quatro estrelas de procurado, seu nome é anunciado nas rádios.


Os Níveis de procurado serão classificados da seguinte forma:

1 estrela – A policia vai te perseguir a pé e tentar fazer a prisão. Sem sirenes, sem perseguições de carro (a não ser que você esteja dirigindo um).
2 estrelas – A policia ainda vai tentar fazer a prisão. Se sua arma estiver equipada a policia vai abrir fogo. A policia vai usar armas de choque  se o jogador não estiver com arma.
3 estrelas – Perseguições começam e a policia não vai se importar em como parar você, eles simplesmente vão fazer de tudo.
4 estrelas – Bloqueios na pista, aviso na rádio, e uma policia muito mais linha dura. Mesmo quando você os despista, eles ainda vão procurar por 24 horas por alguém com sua descrição.
5 estrelas – Agora eles vão atirar para matar, e prender só se for possível. Mesmo quando você despistar eles, eles ainda vão procurar por 48 horas por alguém com sua descrição. Algumas missões não vão ficar indisponíveis com esse nível de procurado.
6 estrelas – Veículos militares vão atrás de você. Mesmo despistando, eles ainda vão procurar 72 horas por alguém com sua descrição. Algumas missões não vão ficar indisponíveis com esse nível de procurado.


Uma coisa que não foi bem descrita nas informações que vazaram é que o protagonista NÃO MORRE como os outros dois jogos da Rockstar, isso ficou muito vago, o que nos resta é esperar informações mais detalhadas. O submundo vai ter uma economia funcional que você vai poder contribuir também, comprando e vendendo drogas, armas, e carros ilegais, apenas no modo campanha. O jogador vai poder usar drogas, que vão ter alguns efeitos, como beber no GTA San Andreas, pra quem jogou o SAMP as drogas sempre estiveram ao fácil alcance dos jogadores. Mas fumar maconha na calçada vai fazer você ficar com uma estrela. Os carros de policia vão atrás de você caso você exceda o limite de velocidade. Bater o carro em alta velocidade vai te dar danos.




O jogo sai em Maio de 2013. A Rockstar vai anúnciar GTA V na E3, liberando uma demo para os consoles. Espero que saia pra PC também né, gostei muito de colocarem Los Santos como cidade principal, porque querendo ou não, é a melhor cidade do jogo. Segue o primeiro trailer: